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OS DESAFIOS DO GESTOR DO SÉCULO XXI

“Quando tudo está perdido sempre existe um caminho, quando tudo está perdido sempre existe uma luz” (…)

                                             (A Via Láctea – Legião Urbana)

 Você notou que estamos vivendo em um período revolucionário que vai além dos computadores e das inovações na área de telecomunicações? Já percebeu que um novo mundo está nascendo com uma nova maneira de pensar sentir, agir e interagir? Na sua opinião, os educadores se preparam para essa nova era? E você como gestor se preparou para essa nova realidade?

Não tem como negar que estamos diante de um novo tempo e precisamos nos antecipar a ele e isso só conseguiremos por meio ações e de inovações que diagnostiquem, orientem, inspirem, aperfeiçoem, atualizem, qualifiquem, preparem os educadores e alunos para obterem sucesso no processo de ensino-aprendizagem, sucesso profissional e realização pessoal.

Dessa forma, na sua gestão, a  administração, a avaliação, o planejamento, o controle de comportamentos, dos documentos e o direcionamento das ações,  são componentes gerenciais fundamentais para você ter sucesso no fortalecimento da sua “empresa escolar” dentro de uma projeção mercadológica eficiente (utilização racional dos recursos) e eficaz (realização de objetivos).

“Os fatores que permitiram a escola sucesso no passado não mais propiciam sucesso no presente e não garantem sucesso no futuro”. (Roberto Shinyashiki)

Ser Gestor Escolar no século XXI? Com certeza é uma tarefa árdua, pois de um lado estamos marcados pela turbulência econômica, política, concorrência, exigências cada vez maiores dos pais e alunos, e de outro pela ansiedade, medo, resistência dos educadores em rever a concepção de educação e antigos paradigmas que os acompanham diariamente, muitas vezes, dificultando o sucesso na sala de aula. Você concorda com essa minha afirmação?

No contexto do cotidiano escolar, muitas vezes você que é gestor se depara com situações inéditas, imensos desafios, e assim, muitas vezes navega sem bússola em caminhos desconhecidos, mas saiba que você só tem uma saída: a formação continuada, para que possa se atualizar e atualizar a sua equipe constantemente de forma a se manter na vanguarda dos processos inovadores da área educacional.

Atualmente a educação exige que os gestores  sejam multifuncionais, e assim estão diante de um grande desafio: o de adquirir urgentemente uma visão estratégica e uma prática renovada para manterem a fidelização e captação de alunos.

A realidade deixa claro que os alunos vivem a era do “desencanto escolar”, e nem sempre estão receptivos as aulas, a orientação de estudos, a realização das tarefas de casa, dos trabalhos escolares, das pesquisas, ou seja, não estão receptivos ao processo de ensino-aprendizagem como um todo e os pais terceirizam suas responsabilidades.

Quase sempre a sala do gestor transforma-se em uma arena na qual digladiam professores, alunos e pais, e o gestor é sempre o perdedor, pois o resultado desses conflitos muitas vezes é a perda de alunos no final de ano.

A grande verdade é que a escola está diante de uma crise que revoluciona a visão disciplinar, disciplinada e ontológica dos educadores, exigindo urgentemente uma nova visão interdisciplinar, transversal, transdisciplinar e epistemológica. Os educadores precisam rever paradigmas e se libertar de todas as visões fragmentadas e/ou dicotômicas que sedimentaram o modelo de suas aulas que na maioria das vezes não funciona com essa geração de crianças e jovens.

Concordo com Mozart Ramos quando ele afirma:

“O Brasil ainda tem uma escola do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI”

Nesse cenário,  os desafios do Gestor nesse século XXI são imensos, ele precisa ter consciência da necessidade de  desenvolver em sua escola uma educação diferenciada, interessante, dinâmica, criativa que atenda aos anseios desses jovens, atualizando a proposta e toda prática pedagógica da sua equipe, o que não é uma tarefa nada fácil.

Atualmente, os livros, as aulas  se comparadas aos meios eletrônicos são desinteressantes e desestimulantes, a escola está perdendo para as mídias, e muitas estão perdendo alunos.

Alguns historiadores acreditam que estamos vivendo um período muito semelhante ao período da Revolução Industrial, no que concerne ser um período de revolução, de transformação de hábitos e costumes.

Estamos na era do conhecimento e isso só foi possível graças ao avanço tecnológico e científico.

A Internet, a globalização está alterando de forma singular a maneira do homem conceber a si e ao mundo. Novos hábitos estão sendo incorporados e estão refletindo no cérebro dessa geração, na sua maneira de pensar, sentir e agir e interagir, mas nem sempre a escola está preparada para compreender e lidar com essas mudanças de forma adequada.

Não se apavore! Estamos no meio de uma crise que não é o fim, mas é um recomeço.

Há um mundo que está terminando, e outro mundo que está começando. Nós? Estamos bem no meio dessa transição, ainda que não tenhamos total consciência.

Vivemos um momento de morte e de renascimento ao mesmo tempo. Vivemos um momento de revolução! Sobreviverão os mais aptos.

É inútil fugir dessa verdade: nos dias atuais é preciso questionar os reais objetivos da escola, o papel do Gestor,  do Coordenador, do Orientador, dos professores e compreender  o que os seus clientes desejam e buscar atender a esses desejos. Se a sua escola não atender os desejos do seu cliente, o seu concorrente o fará.

As escolas que pretendem ter sucesso nesse século, precisam urgentemente promover uma educação dialógica, que fale a linguagem dos seus clientes, que estimule o cérebro e os sentidos, que desenvolva as redes de aprendências, as inteligências múltiplas,

a inteligência socioemocional, para poder  competir com as mídias e voltar a influenciar psiquicamente os seus alunos, gerando interesse por suas aulas e atividades.

Atualmente, os livros, as aulas  se comparadas aos meios eletrônicos são desinteressantes e desestimulantes, a escola está perdendo para as mídias, e por isso muitas escolas estão perdendo alunos.

Nesse sentido,  é fundamental você como gestor repensar os rumos da educação da sua escola, sem um otimismo ingênuo, mas também sem um pessimismo paralisante, buscando o que é possível ser feito dentro de um planejamento estratégico bem elaborado.  Definindo metas e objetivos claros, para sair do commodities e navegar no oceano azul, lugar que não existe concorrência. Acredite, sempre é possível inovar, para isso é necessário desenvolver a metacompetência.

 “Há pessoas capazes de competir, estas são as competentes, e há pessoas capazes de construir novos cenários – estas são as metacompetentes”. (Eugênio Mussak)

Por Tania Queiroz – Coach, Escritora, Palestrante, Consultora e Assessora de Escolas Particulares

SEO do Instituto Tania Queiroz

Cursos, Palestras, Treinamentos e Workshops

Elaboração de plano estratégico pedagógico e de Marketing para fortalecimento da marca da escola

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